quarta-feira, agosto 15, 2007

Emanuel Silva ainda acredita que pode chegar a Pequim'2008

O jovem canoísta Emanuel Silva, finalista dos Jogos Olímpicos Atenas’2004, considerou hoje que o apuramento para Pequim’2008, falhado nos Mundiais da Alemanha, "é um objectivo apenas adiado para os Europeus de 2008" acrescentando que "é óbvio que as coisas não correram como esperávamos (13º nos 1000 metros e 20º nos 500), mas nada mudou na minha convicção e determinação. Isto ainda não acabou. A ambição continua e tenho a certeza de que vou conseguir o apuramento em Maio, nos Europeus de Milão".

Emanuel Silva, que trabalha com José Sousa à parte da selecção, ainda procura uma explicação para o que correu mal: "Não sei. Sou atleta, cumpro tudo o que o meu treinador me manda. Senti-me bem e dei o meu máximo nas provas. Ele saberá melhor do que eu o que se passou".

José Sousa também não pôde explicar "a quente" o que se passou com o seu pupilo: "É uma situação que ainda não consigo explicar. Não encontro motivos objectivos. O Emanuel vale muito mais do que o que mostrou. Todos os indicadores deste ano foram positivos, treinou muito e revelou grandes melhorias, tendo ido sempre a finais nas provas internacionais. O que se passou no Mundial foi doloroso. Tenho de me sentar ao computador e analisar os dados para tentar perceber. Agora vamos tornar o difícil fácil e conseguir o apuramento no Europeu de 2008. Não falta confiança e motivação para trabalhar pelo objectivo. Já temos a próxima época programada". O treinador ainda acrescentou que a proximidade do trabalho com a Selecção Nacional vai ser "maior no futuro".

Emanuel Silva e José Sousa foram unânimes na avaliação aos resultados dos K2 Leonel Correia/Pedro Santos (nono lugar nos 1000 e sétimo nos 500) e K4 Helena Rodrigues/Joana Sousa/Teresa Portela/Beatriz Gomes (oitavo nos 500 e quarto nos 200) : "Vimos o que toda a gente pôde constatar. Apesar de não terem conseguido o apuramento olímpico por uma margem ínfima, que no caso do K2 foi de 0,018 segundos nos 500 metros, ambas as tripulações mostraram imensa qualidade e confirmaram a clara evolução da Canoagem em Portugal, com presenças sistemáticas em finais europeias e mundiais. Tiveram resultados fantásticos".

Emanuel Silva tem agora um derradeiro objectivo esta época que é conquistar o tricampeonato europeu Sub-23 em K1 1000 metros, no fim do mês, na Sérvia: "Como em todas as provas, vou para ganhar".

Fonte: O Jogo

Sem comentários: