quinta-feira, agosto 09, 2007

Portugal iguala feito em Mundiais

Portugal igualou hoje, no Mundial que se disputa em Duisburgo (Alemanha), o melhor desempenho de sempre, com o apuramento para as Finais de K2 masculino e K4 feminino, enquanto o K1 Emanuel Silva se ficou pela Final B.

O K2 Leonel Correia/Pedro Santos e o K4 Helena Rodrigues/Joana Sousa/Teresa Portela/Beatriz Gomes foram os heróis de uma jornada que só tinha paralelo nos mundiais do México na década de 90: agora, o objectivo é classificar-se nos seis primeiros para garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim’2008.

Leonel Correia e Pedro Santos surpreenderam ao vencer a sua Meia-Final dos 1000 metros, com um barco de diferença, já que a sua distância predilecta são os 500 metros, que se disputam amanhã. O resultado ganha valor acrescido pelo facto de Leonel Correia ter estado limitado durante dois meses devido a problemas com os cotovelos: os atletas, que passaram para a liderança a meio da prova, só treinaram juntos nas últimas três semanas.

As jovens Helena Rodrigues, Joana Sousa, Teresa Portela e Beatriz Gomes continuam a surpreender e o apuramento para a Final dos 500 metros confirmou, mais uma vez, o seu valor, numa tripulação formada apenas em Fevereiro, com muito menos tempo de conjunto do que a esmagadora maioria das rivais, que se juntaram após os Jogos Olímpicos de Atenas'2004.

Com uma largada potente, as lusas (duas medalhas de Bronze na Taça do Mundo e três finais nos Europeus) comandaram a prova quase até ao fim, tendo sido ultrapassadas pela Espanha apenas na parte final. Para se guardarem para os 500 metros, única distância olímpica no sector feminino, as portuguesas prescindiram de competir amanhã nos 1000 metros.

Emanuel Silva, bicampeão europeu sub-23, sétimo na Final dos Jogos de Atenas’2004 e nos mundiais de 2006, teve um desempenho aquém das expectativas: quase sempre fora da discussão da prova, foi quarto na sua Meia-Final, pelo que resta-lhe a Final B, que não lhe permite acesso aos Jogos Olímpicos. O campeão nacional dos 1000, 500 e 200 metros tem agora a possibilidade de atingir o objectivo amanhã nos 500, distância onde não costuma ser tão forte.

Depois da decepcionante prova desta tarde, a única possiblidade que Emanuel Silva terá de se apurar para Pequim, na distância dos 1000 metros, acontecerá em Maio de 2008 em Milão (Itália), durante os Europeus.

Os Mundiais de Duisburgo reúnem um recorde de 856 atletas, oriundos de 91 países.

PROGRAMA DOS PORTUGUESES PARA AMANHÃ (horas de Lisboa):

- 500 metros (Eliminatórias):

7h18 - K1 (Emanuel Silva)
9h00 - K2 (Leonel Correia/Pedro Santos)

As Meias-Finais disputar-se-ão à tarde.

Fonte: O Jogo

Sem comentários: